SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Learning styles in Higher Education: facing drop out and retentionPolitical participation of students of Pedagogy from the Universidade Estadual de Ponta Grossa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SANTANA, Ronaldo Santos  and  SOFIATO, Cássia Geciauskas. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.2, pp.596-616. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0019.

A presente pesquisa buscou evidenciar o estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos, de 2012 a 2017, a fim de traçar um panorama dos últimos estudos da área, suas tendências e suas principais considerações. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte e, para a construção do corpus de dados, foram utilizados os resumos de artigos publicados em revistas científicas, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses. A partir da análise dos dados, foram elaboradas categorias e explicitadas tendências e desafios presentes no campo. Os resultados demonstram que estão em eminente crescimento as pesquisas nesse campo e elas estão sendo articuladas aos referenciais teóricos que embasam o ensino de Ciências para estudantes ouvintes.

Keywords : Educação científica; Surdez; Revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )