Práxis Educativa
On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
VENERA, Raquel ALS; ALBUQUERQUE, Wesley Batista and BURITI, Roberta Fernandes. Ciberativistas da saúde: os jovens amigos múltiplos pela esclerose. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.3, pp.1162-1187. Epub Oct 16, 2019. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n3.020.
Este artigo busca compreender o movimento de subjetivação de um grupo de jovens ciberativistas, diagnosticados com Esclerose Múltipla, que investem na mudança do sentido social da doença e da identidade do doente. Suas ações estão na internet, mas atuam também nas instâncias físicas de decisões das políticas públicas de saúde. Em consonância a Tourette-Turgis (2013), reconhecemos, nas narrativas desses jovens, que, diante do diagnóstico da doença, eles buscam e organizam um saber sobre si ou um processo (auto)formativo de aprendizagem com a doença. Com Malini e Antoun (2013), buscamos compreender o ciberespaço como rizoma onde proliferam articulações múltiplas acerca da saúde/doença, assim como de um novo perfil dos movimentos sociais e organizações não governamentais. Essas subjetivações são paráfrases de sistemas de dominações mais ou menos conhecidas, mas, sobretudo, a novas normatividades em processos de amizades como caminho para o cuidado de si (FOUCAULT, 2004).
Keywords : Narrativas; Subjetividades; Ciberativismos.