Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
CHAMUSCA, Caroline Montezi de Castro and GONCALVES, Teresa N. R.. Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2014817. Epub June 04, 2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.14817.038.
Este artigo tem como objetivo discutir a linha tênue existente entre movimentos que reivindicam alternativas educativas em relação à instituição escolar - argumentando pela liberdade de escolha em relação aos espaços/tempos de educação - e à precarização das instituições públicas de educação. A partir de Hannah Arendt, António Nóvoa, Jan Masschelein, Marteen Simons e Félix Guattari, assim como da revisão crítica de produções acadêmicas recentes (teses e dissertações) sobre iniciativas de coletivos parentais e seus discursos “desescolarizadores” no contexto brasileiro, discutimos a complexidade da questão do público na educação em meio às disputas de atores privados nas pautas das políticas educativas, de modo a problematizar as relações família-escola e as tensões entre público e privado no campo da Educação Infantil.
Keywords : Desescolarização; Educação domiciliar; Coletivos parentais.