Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
ESTRADA-GARCIA, Alex; COLLADO-RUANO, Javier; FERNANDEZ, José Luis Del Río and ZAMBRANO, Fanny Tubay. The transdisciplinary approach of the curriculum to promote social equity in Higher Education Institutions in Ecuador. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2118336. Epub Feb 09, 2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18336.076.
O objetivo do artigo é abordar, a partir de um olhar complexo, intercultural e transdisciplinar, as práticas pedagógicas que se realizam nas salas de aula universitárias. Também desenvolve uma postura epistemológica que defende a equidade social através da inclusão nos currículos daqueles saberes ancestrais que favorecem a reflexão e os modo de vida atual. A metodologia usada é analítica, exploratória e interpretativa, e responde a um desenho não experimental. A população do estudo foi constituída por 384 alunos vinculados à Universidade Nacional de Educação, à Universidade Nacional de Chimborazo e à Universidade Técnica de Manabí. Como resultado, percebe-se que o papel coeso, inclusivo e equitativo do currículo propõe mecanismos para definir o tipo de sociedade que queremos e com quem devemos construí-la.
Keywords : Currículo; Equidade social; Transdisciplinaridade.