Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
DIAS, Maria José da Silva and PESCE, Lucila. Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116952. Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16952.049.
O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.
Keywords : Formação permanente; Tecnologias digitais da informação e comunicação; Educação escolar.