Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
NASCIMENTO, Tainah Mota do and SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. “Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19334. Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19334.042.
O presente artigo visa analisar a trajetória de uma professora negra lésbica do Sul do Brasil, atuante no ensino público, no intuito de refletir a respeito da (in)visibilidade no espaço educacional e dos cotidianos escolares historicamente marcados por produções monoidentitárias. Pretende-se problematizar as estratégias e os recursos de sobrevivência construídos no decorrer de sua trajetória, de modo a evidenciar a produção de práticas pedagógicas como metodologias essenciais das rachaduras de um sistema que invisibiliza e anula existências negras e lésbicas. A discussão apresenta a trajetória familiar e escolar de uma professora negra e lésbica até chegar em sua atuação no ensino público, com base na sua narrativa compartilhada, a qual é reconstruída, do ponto de vista metodológico, a partir da realização de entrevista compreensiva. Conclui-se que tais experiências, ainda que singularizadas pela existência individual, são questões sociais que coordenam saberes e fazeres no campo da Educação.
Keywords : Trajetória; Docência negra; Lesbianidade.