Práxis Educativa
Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309
Abstract
SILVA, Brunna Alves da and USTRA, Sandro Rogério Vargas. Relações étnico-raciais e suas produções na área da Educação: uma análise na plataforma SciELO. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19379. Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19379.071.
Neste artigo, apresentam-se resultados de uma revisão bibliográfica de produções científicas sobre relações étnico-raciais no âmbito da Educação Básica publicadas na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO). Sob uma ênfase qualitativa, procurou-se compreender as abordagens para a temática em 26 artigos selecionados para a análise. Observou-se um predomínio de produções voltadas a políticas afirmativas e à formação de professores com maior produção entre os anos de 2017 e 2018. Por meio da Análise de Conteúdo, destacam-se os elementos contidos nos resumos que permitiram configurar as seguintes categorias: ascensão, ausências, desconstruções, fontes de subversão, formação e perspectivas. A reflexão sobre essas categorias aporta importantes contribuições à formação inicial de professores.
Keywords : Relações étnico-raciais; Formação de professores; Educação Básica..