SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Proposals for teaching in Special Education: contributions from the Brazilian academic fieldFormative assessment, use of ICT and curricular articulation in the philosophy pedagogy career and philosophy courses in the middle or secondary school system in Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREZ-ROBLES, Antonio; DELORD, Gabriela; PEREZ-RODRIGUEZ, Noelia  and  AL-LAL, Soraya Hamed. Professores universitários de disciplinas CTS: percepções dos alunos sobre a melhora do ensino. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22885.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22885.008.

Este estudo analisa a melhora da prática docente dos professores universitários em relação aos seus conteúdos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) dentro do processo de formação a partir das avaliações das aulas dadas aos 414 alunos da Universidade de Sevilha. Fora utilizado um questionário Likert com 26 itens agrupados em pares, cada par refletindo duas abordagens de ensino contrastantes: ensino centrado no professor e ensino centrado no aluno, e organizados em 3 categorias: conteúdo, metodologia e avaliação. A análise factorial e descritiva mostra uma mudança em direção ao ensino centrado no aluno nos seguintes aspectos: trabalho com problemas, interações entre conteúdos, idéias dos alunos e avaliação formativa e participativa. Conclui-se que a formação está promovendo melhorias nos professores, ainda que parciais e que o questionário tem sido um instrumento adequado para obter a opinião significativa dos alunos.

Keywords : Ensino superior; Opinião dos alunos; Formação de Professores CTS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )