SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Formative assessment, use of ICT and curricular articulation in the philosophy pedagogy career and philosophy courses in the middle or secondary school system in ChileThe appropriation of Pierre Bourdieu’s theory in research dealing with public education policies in Brazil and Argentina (2015-2022) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FLORES, Ricardo Alberto Reza  and  PENA, Marco Antonio Guemez. Aprendizagem Baseada em Modelagem assistida com Inteligência Artificial em Ciências Naturais: proposta de intervenção neurodidática. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22722.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22722.011.

O processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais pode ser estimulado com aspectos neurofuncionais para o desenvolvimento cognitivo, por meio de metodologias ativas inovadoras. Diante dessa situação, o objetivo da pesquisa foi capacitar professores sobre a Aprendizagem Baseada em Modelagem (ABM) e o uso da Inteligência Artificial (IA) e promover o desenho e implementação de sequências neurodidáticas aplicáveis ​​em salas de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi mista onde participaram 35 professores e 125 alunos do Ensino Fundamental; foram utilizados um instrumento pós-intervenção e uma entrevista semiestruturada. Os resultados inferem que os momentos neuroeducativos orientados pelos professores geraram aprendizagens significativas e emoções positivas nos alunos. Conclui-se que interligar ABM e IA promove uma educação digna e de qualidade, de acordo com os novos cenários educacionais globais e favorece o desenvolvimento de competências técnico-científicas.

Keywords : Aprendizagem Baseada em Modelagem; Inteligência Artificial; Neuroeducação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )