SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Educational inequalities during emergency distance education by COVID-19: a systematic reviewRevisiting concepts and data on sexual violence against children and adolescents: Amazonas under debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GUESSER, Silvia Zimmermann Pereira  and  HOBOLD, Márcia de Souza. Estado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22857.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22857.017.

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou 87 resumos de artigos publicados na Plataforma SciELO, entre os anos de 2010 e 2023. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentada em Amado (2014), configurou-se como estudo de caráter bibliográfico do tipo estado do conhecimento. Objetivou-se investigar o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as, a partir da identificação das categorias (étnico-racial, gênero, língua, religião, deficiência, geração e outros), fundantes para a conceitualização de uma educação intercultural, tal qual defendida por Candau (2011) e Fleuri (2022). Pela análise dos dados, sugere-se maior aprofundamento conceitual acerca das categorias fundantes na perspectiva intercultural, tendo em vista a elaboração de políticas públicas para a formação inicial e continuada de professores/as, não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina, permeada pelo encontro/desencontro/reconhecimento das “verdades” contadas e ensinadas ao longo da história, as quais devem ser questionadas e reescritas em conjunto com aqueles que por tanto tempo foram silenciados.

Keywords : Formação de professores/as; Perspectiva intercultural crítica; Diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )