SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Revisiting concepts and data on sexual violence against children and adolescents: Amazonas under debateA portrait of enrollments of Special Education and education for the deaf, deafblind, and hearing-impaired students: from Basic Education to Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

HEINEN, Eduarda Heydt; OLIVEIRA, Lucas Machado de; BOAVENTURA, Patrícia Luiza Bremer  and  PIZANI, Juliana. Experiência, formação e atuação docente: representações da ginástica ao longo da vida de professores de Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22847.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22847.019.

O objetivo deste estudo foi mapear as representações de ginástica de professores de Educação Física escolar ao longo da vida, a partir das narrativas sobre suas experiências com esse saber. Foram realizadas entrevistas com professores de Educação Física atuantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostram que os participantes do estudo tiveram poucas experiências com modalidades ginásticas na infância. Ao percorrem a trajetória acadêmica, encontraram limitações para conhecer de forma ampliada o universo gímnico. Consequentemente, percebe-se que as práticas profissionais refletem lacunas no trato com o conteúdo ginástico. Conclui-se que a ginástica esteve representada de várias formas e em diferentes contextos para os professores, porém a falta de experiências significativas tem impactado a prática profissional e contribuído para um ciclo de desconhecimento da ginástica.

Keywords : Ginástica; Saberes profissionais; Prática pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )