SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Expansion of Distance Learning: Universidade Pitágoras Unopar under the logic of financializationBreaking barriers and amplifying voices: science in the age of gender equity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MACHADO, Lucas Antunes  and  CAPRARA, Bernardo Mattes. Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22705.  Epub May 31, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22705.028.

Este artigo apresenta reflexões em torno da pedagogia engajada proposta pela intelectual negra feminista bell hooks, a partir de uma experimentação crítica dos princípios epistemológicos presentes nas práticas de ensino de Sociologia da escola à universidade. Problematizamos as abordagens teóricas tradicionais que embasam o ensino de Sociologia, dialogando com o projeto de artesanato intelectual sugerido por Charles Wright Mills e com a interseccionalidade como ferramenta teórica e de práxis. Discorrendo sobre as nossas práticas em diferentes espaços educacionais, fundamentamos a proposição de um ensino de Sociologia engajado, que contemple experiência, pensamento e prática no processo de aprendizagem.

Keywords : Ensino de Sociologia; Pedagogia engajada; bell hooks.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )