SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19PIBID as a public policy for teaching initiation: a gaze at the formative processes in narrative writingConclusion and dropout of university students in MOOC courses: analysis from the benefits perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GARCIA-LAZARO, Desiré; ARNAL-BAILERA, Alberto  and  BELTRAN-PELLICER, Pablo. O que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental?. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22837.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22837.037.

Dada a relevância didática do uso de recursos tecnológicos, como a calculadora no aprendizado da matemática, é fundamental que os futuros professores tenham os conhecimentos e competências necessárias para aproveitar seu potencial. Este estudo explora o conhecimento matemático e tecnológico de futuros professores de Educação Primária, bem como suas crenças sobre o uso da calculadora como ferramenta educativa. Utiliza-se uma metodologia mista com um questionário desenhado ad hoc (n=65) que permite conhecer quais são suas crenças e autoconceito em torno do uso didático da calculadora. Além disso, incluem-se tarefas que exigem mobilizar o conhecimento tecnológico-matemático. Os resultados apontam a necessidade de um treinamento mais efetivo no uso da calculadora, integrando a formação didático-matemática à tecnológica.

Keywords : Calculadora; Matemática; Formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )