SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Territories, lines and bodily practices: the geomorphological dimension of school Physical EducationEducational implications of incorporating contemporary interactive techniques into the curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

VAZQUEZ-RODRIGUEZ, Oscar  and  SERRANO, Edna Luna. Referências para avaliação de professores na Educação Básica: o caso do México. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22811.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22811.045.

Este estudo examinou dois referenciais para a avaliação docente no México estabelecidos nas reformas educacionais de 2013 e 2019. Os princípios da análise de componentes foram aplicados para identificar semelhanças e distinções entre os dois processos. As categorias estudadas incluíram: perspectiva teórica, nível de abstração, abordagem metodológica, concepção de ensino, estratégias de avaliação, usos previstos e evidências de validade. Os resultados revelam uma semelhança estrutural entre ambos os processos; diferenças na concepção de ensino, competências e indicadores; e discrepâncias entre o uso declarado e os instrumentos de medição. Além disso, há a necessidade de coerência entre o uso declarado e a aplicação prática, assim como a alinhamento dos critérios e mecanismos de avaliação com a realidade educativa do docente para possibilitar a melhoria no ensino.

Keywords : Educação básica; Avaliação de professores; Perfil profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )