SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19School self-evaluation: between the exercise of participatory democracy and the simple bureaucratic exerciseEducation and language: notes on learning and reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAMPOS, Aida Lorenzo  and  VILLAR, Belén Caballo. Associativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do Porto. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22820.  Epub June 18, 2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22820.048.

Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo comparativo sobre a realidade associativa e de participação no Porto (Portugal), antes e depois da pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa longitudinal que teve início em 2018, com a análise do trabalho sociocomunitário de cinco entidades. Em 2022, foi realizada a segunda fase, com o objetivo de compreender em que medida a pandemia poderia motivar mudanças em suas dinâmicas associativas. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, e a informação foi analisada com base em tópicos. As principais conclusões indicam uma necessidade urgente de adaptação, que persiste no novo cenário social. As mudanças mais significativas afetam a metodologia de trabalho, e as maiores dificuldades são econômicas, assim como a redução de recursos humanos. Também são reconhecidos benefícios decorrentes da pandemia, como novas oportunidades relacionadas ao uso da internet e um aumento na participação.

Keywords : Participação; Associação; Pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )