Linhas Críticas
On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
SANTOS, Gilberto Lacerda dos. A tecnologia, a ciência e seus modos de produção: representações de professores do ensino fundamental. Linhas Críticas [online]. 2007, vol.13, n.24, pp.21-36. ISSN 1981-0431.
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação cujo objetivo foi a explicitação de representações de futuros professores de Ciências de três importantes universidades brasileiras, em formação para atuarem nas quatro primeiras séries do ensino fundamental (licenciandos em Pedagogia) acerca da Ciência, da Tecnologia e de seu modo de produção. As conclusões a que chegamos indicam que os futuros professores de Ciências brasileiros distanciam-se de uma atuação condizente com o Novo Modo de Produção do Conhecimento e que é necessária a adoção de um Novo Modo de Formação, estratégia fundamental para instrumentalizar adequadamente as novas gerações para a compreensão do empreendimento científico-tecnológico, novas gerações essas que, por meio do modo tradicional de formação científica e tecnológica, acabam inseridas em um círculo vicioso pautado seja pelo desinteresse sistemático por conteúdos de natureza científica e tecnológica, seja pela incompreensão da natureza social de tais conteúdos.
Keywords : Formação de Professores; Ciência e Tecnologia; Novo Modo de Produção do Conhecimento.