SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue29Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambientalÉ possível construir a docência universitária? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

NOVICKI, Victor. Educação para o desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis?. Linhas Críticas [online]. 2009, vol.15, n.29, pp.215-232. ISSN 1981-0431.

O alcance do desenvolvimento sustentável ou de sociedades sustentáveis exige adotar diferentes concepções de educação visando conquistar legitimidade junto à sociedade sobre o que produzir, para quem e como. Este trabalho objetiva analisar as concepções de educação defendidas em eventos internacionais, enfatizando as categorias ‘consciência’ e ‘participação’ como dimensões da práxis e indicadoras de uma Educação Ambiental emancipadora. Entendemos que três conferências (Estocolmo, Rio-92, Johannesburgo) objetivam obter consenso sobre a viabilidade do “capitalismo sustentável”, preconizando soluções de mercado e uma educação conservacionista e conservadora da sociedade de classes. De modo distinto, Tbilisi e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis identificam nas relações sociais capitalistas o cerne das questões social e ambiental e defendem uma educação emancipadora que contribua para o Homem perceber-se e agir como produto e produtor do meio ambiente e da sociedade, o que pressupõe um “capitalismo democrático” como etapa para a construção de sociedades sustentáveis.

Keywords : Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável; Sociedades Sustentáveis; Consciência Ambiental; Participação Social.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )