SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue32Oralidade em documentos oficiais do ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Afetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.163-181. ISSN 1981-0431.

A proposta complexa e transdisciplinar abre novas perspectivas para o campo educacional. Essas perspectivas procuraram religar o conhecimento à vida, reorientando os processos de formação para que se valorize a constituição de um sujeito sensível e afetivo. A vocação transdisciplinar institui novas práticas pedagógicas formadoras de uma razão-afetivo-sensível, capaz de promover uma visão mais integrada do ser humano. Nesta concepção de educação, o processo ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, dialógico e criativo. Promover a proposta transdisciplinar na formação docente passa pela vivência de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.

Keywords : Educação; Afetividade; Sensibilidade; Transdisciplinaridade; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )