Linhas Críticas
On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
MAGALHAES, Solange Martins Oliveira. Afetar e sensibilizar na educação: uma proposta transdisciplinar. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.32, pp.163-181. ISSN 1981-0431.
A proposta complexa e transdisciplinar abre novas perspectivas para o campo educacional. Essas perspectivas procuraram religar o conhecimento à vida, reorientando os processos de formação para que se valorize a constituição de um sujeito sensível e afetivo. A vocação transdisciplinar institui novas práticas pedagógicas formadoras de uma razão-afetivo-sensível, capaz de promover uma visão mais integrada do ser humano. Nesta concepção de educação, o processo ensino-aprendizagem supera o processo lógico e intelectual, torna-se um processo dinâmico, coerente, dialógico e criativo. Promover a proposta transdisciplinar na formação docente passa pela vivência de formar pessoas que tornarão nossa experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida.
Keywords : Educação; Afetividade; Sensibilidade; Transdisciplinaridade; Formação Docente.