Linhas Críticas
On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
OLIVEIRA, Terezinha and RUBIM, Sandra Regina Franchi. A imagem como uma possibilidade de sensibilização na Educação. Linhas Críticas [online]. 2011, vol.17, n.34, pp.625-641. ISSN 1981-0431.
Analisaremos, neste artigo, o uso da imagem como recurso educativo à sensibilização humana. Nós nos fundamentaremos em Hegel, em Aumont e Morin. Nossa construção teórico-metodológica será tecida com os fios da história social, pois ela nos permite compreender que as relações sociais constituem o fundamento da expressão artística. Por considerar a arte como parte constitutiva do fazer humano na sua totalidade - o sensível, o ético e o cognitivo-, observamos que a análise de imagens artísticas tornam o olhar da pessoa mais atento às representações e aos seus significados. É, pois, por acreditarmos que a imagem pode sensibilizar e possibilitar a conscientização do sujeito que a apontamos como fonte para a História e a História da Educação.
Keywords : Imagem; Sensibilidade; História da Educação.