SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue44Identities, learning and intercultural mediation: an anthropological analysisThe Lessons of things author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TOSTA, Sandra Pereira  and  CARVALHO, Andréa Pinheiro Tomaz. Dinâmicas culturais e educação: apropriação e (re) significação de espaços escolares por adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.117-137. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.008.

Este artigo objetivou conhecer e interpretar a construção identitária de adolescentes a partir dos gostos, estilos, comportamentos e experiência escolar, percebidos nos modos como um grupo de alunos do terceiro ciclo se apropria de significados, usa-os e atribui significados aos tempos e espaços externos à sala de aula. Tratou-se de um estudo qualitativo realizado numa escola da rede municipal de Contagem - MG, nos anos de 2007 e 2008, com o uso de questionário, depoimentos e observação sistemática das rotinas escolares. Os resultados mostram que, para além do espaço canônico da sala de aula, os diversos modos como os adolescentes se expressam em dinâmicas culturais devem ser considerados nas políticas educacionais.

Keywords : Alunos Adolescentes; Tempos e Espaços Escolares; Culturas; Identidades..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )