SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Teachers’ trajectory in the transition and appropriation of digital technologies in teaching practicesLas narrativas autobiográficas en la construcción de la experiencia y el sí mismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PULINO, Lúcia Helena Cavastin. Narrativas, infância e educação: reflexões e perspectivas. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.51, pp.412-427. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n51.412.

Este artigo, inspirado em texto poético-filosófico de Walter Benjamin, propõe-se a tratar criticamente as narrativas sobre educação e crianças, num sentido amplo, envolvendo formas de relações em contextos educativos, expressas por palavras, práticas e afetos. Por meio de reflexões filosóficas relacionadas à perspectivas teóricas e metodológicas nos campos do desenvolvimento humano e da educação, problematiza-se a formação de educadores da infância. Criticamse propostas de formação por se sustentarem em narrativas prescritivas de como deve ser o humano que não abrangem a sua complexidade e a singularidade das pessoas, nem tampouco aceitam a diferença como possibilidade do humano e não como desvio da normalidade. A partir dessa crítica, busca-se traçar uma proposta teórico-metodológica que possa superar as contradições apontadas e que se defina a partir de uma narrativa aberta a novas possibilidades de relações, ao conflito, ao desacordo, à diversidade da experiência humana. Que seja, enfim, uma metodologia de pesquisa e intervenção que possa dar espaço para uma narrativa gestada em “lugares de infância”, marcada pela pergunta, pelo não saber, pelo encontro com o outro, especialmente com a infância.

Keywords : Narrativas; Educação; Infância; Metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )