SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Everyday curricular politica-practice as possibilities of resitance to cliches and Common National Curriculum Base (BNCC)Curricular Practices in Professional Formation: a singular understanding of narratives as a form of transgression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MACHADO, Elsa Biscaia; AMADO, João  and  FREIRE, Isabel P.. Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.538-559. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2017/lcv23n52.538.

O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.

Keywords : Filosofia com Crianças e Jovens; Práticas Pedagógicas; Formação de Professores em Filosofia com Crianças e Jovens.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )