Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
OLIVEIRA JUNIOR, José Miranda; MOREIRA, Nubia Regina and CRUSOE, Nilma Margarida de Castro. Escola e diversidade sexual: narrativa sobre identidade de gênero. Linhas Críticas [online]. 2017, vol.23, n.52, pp.642-663. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2017/lcv23n52.642.
Partindo do questionamento sobre como a escola tem trabalhado a diversidade sexual nas práticas pedagógicas, objetiva-se com esse trabalho discutir questões que circundam as temáticas de gênero e diversidade no ambiente de ensino, bem como a efetividade desses conteúdos na prática pedagógica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa situada na sociologia compreensiva com a finalidade de, a partir das narrativas de uma estudante transexual, entender os melindres que as temáticas ainda suscitam na ação pedagógica. Além disso, o presente estudo também visa compreender as vivências e convivências no ambiente escolar de estudantes que transgridem os “enquadramentos” da normatividade compulsória através do entendimento e da manipulação de dispositivos encontrados na Fenomenologia de Schutz.
Keywords : Diversidade Sexual; Educação; Fenomenologia.