SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The question of the exile in Theodor Adorno and Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

HABOWSKI, Adilson Cristiano  and  CONTE, Elaine. Cultura digital versus autoridade pedagógica: Tendências e desafios. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18993.  Epub Dec 21, 2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18993.

O ensaio problematiza a crise da autoridade pedagógica em tempos de cultura digital. As hiperconexões digitais exigem o reconhecimento recíproco e interdependente para fazer valer a autoridade pedagógica, como condição de possibilidade à expressão e à reeducação tecnológica, criando formas de liberdade cooperativa na autoridade que pode trazer a novidade reflexiva e plural de sentido pedagógico. Nesse cenário, os professores precisam compreender e incorporar as novas linguagens digitais à reeducação das informações, criando vínculos formativos e de cooperação, para fazer valer a autoridade e as interrelações dos conhecimentos na cultura digital. Os caminhos percorridos indicam a necessidade de ações reconstrutivas de acesso às tecnologias e de estabelecer relações entre os conhecimentos, mobilizando um processo de interpretação acerca do impacto desagregador da cultura digital para recuperar a autoridade pedagógica enraizada historicamente, visto que sem autoridade não se constrói uma educação crítica.

Keywords : Cultura digital; Autoridade pedagógica; Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )