SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24What teachers have to count on his training and action in hospital classroomInclude autistic children in regular schools. What is the relation between practices, formation and professional identity of teachers of letters? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FREITAS, Juliana  and  COSTA, Lívia Fialho. Onde estão os outros? mudanças e permanências nas redes sociais de apoio e cuidado de tetraplégicos. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e18961.  Epub Nov 09, 2018. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.18961.

A partir de um estudo que visou à análise da composição e recomposição das redes sociais de indivíduos tetraplégicos crônicos, estudamos as tensões e os paradoxos que emergem da situação de completa dependência de um indivíduo do auxílio de outras pessoas para garantir a sua sobrevivência. A pesquisa se inscreve no campo da investigação qualitativa. Analisamos, neste artigo, o caso de um jovem portador de tetraplegia adquirida. Os dados foram obtidos com base em narrativa biográfica e entrevistas guiadas por roteiros semiestruturados. A análise das mudanças e permanências das redes sociais de apoio mostrou ser um instrumento capaz de permitir uma melhor compreensão das dinâmicas de cuidado adotadas em situação de alta dependência. Evidenciou-se que a presença de uma rede social, mesmo que esvaziada e fragilizada, é determinante na adoção de estratégias positivas de enfrentamento da tetraplegia. Observou-se a importância de uma maior presença do Estado no suporte às famílias e também a sensibilização da sociedade a fim de acolher e não repudiar a diversidade resultante da deficiência.

Keywords : Rede social; Família; Cuidados em saúde; Tetraplegia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )