Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José Anchieta de Oliveira; RODRIGUES, Fábio Augusto Teixeira and PANTOJA, Lucas Silva. Prática pedagógica intercultural: a alteridade como princípio didático no ensino de Libras. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32971. Epub Nov 19, 2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32971.
Neste estudo, analisam-se os métodos de ensino utilizados por uma professora ouvinte de Libras no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na teoria da interculturalidade. Realizou-se entrevista individual e semiestruturada. Os dados foram organizados em categorias: i) Formação docente; ii) A Libras no ensino superior. Os resultados apontam: o ensino de Libras dar-se em um viés crítico; há o uso de uma perspectiva dialógica; há utilização de uma concepção de educação nos princípios da alteridade; a Libras é articulada ao contexto cultural dos diferentes sujeitos. Conclui-se que compreender o outro como um sujeito que nos constitui, é um traço intercultural na prática pedagógica da professora de Libras.
Keywords : Interculturalidade; Alteridade; Ensino de Libras.