Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
HAS, Murilo and GEHRKE, Marcos. Abordagem vygotskyana e valorização dos saberes alimentares na escolarização kaingang: algumas aproximações. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37415. Epub Aug 11, 2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202137415.
Este artigo discute a teoria histórico-cultural e sua aproximação com a escolarização indígena paranaense, permitindo a compreensão da abordagem vygotskyana e sua contribuição para a continuidade na valorização dos saberes alimentares kaingang. Utiliza de revisão bibliográfica para a obtenção do corpus teórico, sugerindo que a construção de currículos, projetos e atividades pedagógicas em acordo com as realidades antropológicas, medicinais, filosóficas e alimentares dos povos indígenas se potencializa na perspectiva que considera o social e o cultural como elementos importantes da existência e do desenvolvimento humano, resultados dos processos de interação.
Keywords : Educação escolar indígena; Cultura; Vygotsky.