Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
VEGA GIL, Leoncio; LAMBEA ORTEGA, Marta; REVESADO CARBALLARES, David and VARGAS HERNANDEZ, Yadirnaci. Educação e escola na Espanha em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38898. Epub Oct 06, 2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202138898.
O trabalho que oferecemos visa problematizar a nova formação que emergiu a partir da crise da saúde. A metodologia centra-se no aproveitamento das fontes de informação disponíveis nos arquivos documentais de organismos públicos (relatórios e estatísticas) e da documentação bibliográfica (académica). Os resultados da análise nos levam a uma trilogia de interpretação: a perspectiva socioeducativa da crise, o envolvimento e a resposta diferenciada em relação à educação público/privada e a nova interpretação da participação social na educação. Finalmente, o impacto da pandemia na educação e um chamado à atenção para o uso e/ou abuso da educação online.
Keywords : Nova Educação; Desigualdades; Pandemia; Direitos Sociais; Ambientes Virtuais.