Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
ROMANOWSKI, Joana Paulin; RUFATO, João Antonio and PAGNONCELLI, Vanessa. Protagonismo docente em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e38846. Epub Oct 14, 2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202138846.
O artigo aborda a prática docente dos professores da educação básica em tempos de pandemia provocada pela covid-19 com a finalidade de analisar a expressão do protagonismo docente nesse contexto. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e depoimentos escritos. Os dados indicam que os professores buscaram proporcionar uma prática docente inclusiva para inserir todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem empregando as tecnologias disponíveis, criando redes de apoio entre os docentes e os discentes. Essas práticas possibilitaram gerar novas formas de ensinar nas quais se expressa o protagonismo docente.
Keywords : Prática pedagógica; Educação Básica; Pandemia covid-19; Tecnologias Educacionais.