Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; SANTANA, Ana Júlia Soares and MOTA, Maria Danielle Araújo. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42239. Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202242239.
Este estudo exploratório investigou e analisou percepções de 16 formadores responsáveis pelo Estágio Curricular Supervisionado em licenciaturas de diferentes Instituições públicas de Educação Superior, considerando os desafios e as possibilidades da sua realização no contexto da pandemia da covid-19. O questionário semiestruturado aplicado revelou que 5 professores não ofertaram o estágio nesse modelo por visualizarem mais prejuízos do que contribuições à formação dos licenciandos. Os dados apontam algumas perspectivas, mas também receios em relação à adoção do Ensino Remoto Emergencial no estágio pelo fato de que os estudantes não puderam vivenciar presencialmente a docência nas escolas.
Keywords : Estágio supervisionado; Pandemia; Formação docente; Professores Formadores.