Introdução
O cenário contemporâneo é marcado por modificações e evoluções expressivas nos campos sociais, culturais e educacionais. Dentre elas, pode-se destacar, por exemplo, o avanço científico e a ampliação das inovações tecnológicas que são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade e que influenciam novas possibilidades educacionais.
O anúncio dessas influências na sociedade e no âmbito da educação exige a compreensão e apropriação de aspectos que envolvem a prática educacional, que pode ser pensada como uma ferramenta essencial para aprendizagem, seja pelas dinâmicas sociais ou pela atividade e/ou ação exercidas por sujeitos inseridos no processo de ensino-aprendizagem, e que visa à construção do conhecimento.
Diante disso e em virtude das múltiplas dimensões da prática no campo educacional, reconhece-se o grande desafio que as instituições de ensino enfrentam para se reinventar e se adaptar às rápidas mudanças ocorridas na atualidade. Na universidade, a tarefa de oferecer qualificação pedagógica e apresentar recursos que estimulem e facilitem o entendimento de temáticas que buscam construção do conhecimento é de suma importância e necessidade. Uma formação baseada na reflexão sobre as práticas e suas dimensões sugere que os envolvidos nesse processo sejam preparados para interpretar, (re)criar e re(conhecer) que existem diferentes significados a elas atribuídos e que esses significados permitem a compreensão de que, em contexto escolar, “ser professor e saber ensinar são tarefas que estão revestidas de complexidades e singularidades” (Silva, 2018, p. 65). Há crenças, percepções e concepções imbuídas nas dinâmicas das relações sociais e de formação que atuam para/na construção e/ou desconstrução desses significados.
Mediante as suposições registradas e os propósitos dos autores de ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a temática, este texto versa sobre o conceito de prática no campo educacional e realizou uma revisão sistemática da literatura científica sobre o tema. Pretende-se apresentar resultados na tentativa de evidenciar o contexto de prática na formação docente, tendo em vista as disciplinas correspondentes às Ciências Naturais para o desenvolvimento do professor dos anos iniciais do ensino fundamental.
Pressupõe-se que a reinterpretação e o desenvolvimento profissional do professor junto à necessidade de entender as intencionalidades da formação docente se configuram como temáticas muito discutidas em pesquisas nacionais de âmbito educacional, e que existem diversos trabalhos acadêmicos nos quais são considerados os saberes e as metodologias utilizadas por professores formadores ao ensinar, bem como a análise das práticas desenvolvidas durante a formação. No entanto, considera-se que uma abordagem que agrega discussões sobre as influências das práticas e dos conhecimentos adquiridos sobre elas em disciplinas específicas ainda é limitada, pois são poucas as evidências em publicações científicas que buscam compreender qual a perspectiva de prática que os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem apresentam.
De acordo com essas perspectivas, reforça-se o interesse de investigar e compreender com mais especificidade o que os pesquisadores da área de Educação consideram como prática. As discussões apresentadas são derivadas de estudos e reflexões feitos pelos autores para o desenvolvimento de uma pesquisa de doutorado. O objetivo não está em fornecer os resultados dessa pesquisa, mas em socializar considerações e argumentações que surgiram em virtude de sua efetivação, bem como direcionar estudos posteriores.
Metodologia
Considerando o contexto e objetivo apresentado, uma revisão sistemática foi desenvolvida como estratégia de organização. Os caminhos metodológicos percorridos que caracterizam o levantamento foram: a) formulação dos objetivos referentes à abordagem do tema; b) definição dos descritores; c) escolha do setor de publicação; d) definição do recorte temporal e primeira classificação; e) leitura de resumos e segunda classificação; f) organização dos resumos e definição de eixos temáticos; g) leitura parcial e/ou total dos trabalhos classificados; h) discussão. A Figura 1 ilustra a organização metodológica dessa revisão sistemática e, nas próximas linhas, consta uma sequência descritiva do caminho percorrido.
O primeiro passo para o desenvolvimento dessa revisão foi estabelecer o objetivo referente à abordagem do tema. Faz-se importante ressaltar que existem intenções futuras de pesquisa relacionadas às percepções da prática de docentes que ministram disciplinas relativas ao ensino de Ciências em cursos de Pedagogia. Dessa forma, para esse levantamento, buscou-se compreender os significados atribuídos à prática em trabalhos acadêmicos nacionais voltados à formação inicial docente.
Depois de reconhecer os propósitos dessa busca bibliográfica, o próximo passo foi eleger os descritores. Foram determinados: práticas, formação docente, Pedagogia e Ciências. A definição dessas quatro palavras teve a intenção de investigar e filtrar os estudos sobre como se constituem as práticas docentes nos cursos de Pedagogia na(s) disciplina(s) com as Ciências, visto que o assunto abrange diferentes perspectivas.
A escolha do setor de publicação se deu logo em seguida e foi realizado um levantamento dos dados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Esse setor agrupa e disponibiliza a produção científica nacional de modo completo e de fácil acesso ao acervo. É possível também refinar a busca em diferentes itens, de modo a obter uma sequência de trabalhos com maior relevância de contribuição à revisão proposta.
Foram considerados os trabalhos desenvolvidos nos últimos 12 anos, ou seja, entre 2010 e 2021. Esclarece-se que um levantamento inicial foi realizado em janeiro de 2020. Nessa etapa, a revisão conta com trabalhos publicados nos anos compreendidos de 2010 a 2019. O montante inicial de trabalhos disponibilizados na plataforma contava com milhares de produções que expressam a temática, o que sugeriu uma primeira classificação. Nesse momento, os indexadores utilizados foram práticas, formação docente, Pedagogia e ciências, como já citado anteriormente, e que foram refinados por tipo (mestrado e doutorado); ano (2010 a 2021, ano a ano); área do conhecimento (Educação); área de concentração (Educação, Educação nas Ciências, Educação e Formação, Educação em Ciências); nome do programa (Educação, Educação nas Ciências).
Resultados
Por meio do levantamento das publicações indicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e com a utilização dos critérios de busca mencionados anteriormente, obteve-se, como resultado, 27.122 trabalhos. A Tabela 1 informa o número de produções, por ano, indicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.
Ano das produções | Número de produções |
---|---|
2010 | 2.826 |
2011 | 2.970 |
2012 | 3.053 |
2013 | 2.201 |
2014 | 2.290 |
2015 | 2.444 |
2016 | 2.564 |
2017 | 2.733 |
2018 | 1.493 |
2019 | 1.291 |
2020 | 2.227 |
2021 | 1.030 |
Total | 27.122 |
Fonte: Elaborada pelos autores.
Em um exercício de leitura dos títulos, das palavras-chave, do sumário e dos resumos, foi possível fazer uma segunda classificação das produções. Aquelas que se distanciavam do objetivo proposto foram eliminadas, visto que muitas sinalizavam, em seus títulos, especificidades sobre o assunto, mas a investigação considerava outras propostas de estudo. No entanto, vale destacar que alguns trabalhos classificados não são voltados à formação inicial e outros não fazem referências às Ciências, mas, por apresentarem o foco principal dessa revisão (significados atribuídos à prática), foram selecionados para análise. Assim, foi possível compor um arquivo com 40 produções. Os números exatos dos trabalhos selecionados podem ser visualizados na Tabela 2, a seguir.
Ano das produções | Número de produções classificadas |
---|---|
2010 | 7 |
2011 | 2 |
2012 | 1 |
2013 | 1 |
2014 | 4 |
2015 | 2 |
2016 | 3 |
2017 | 1 |
2018 | 4 |
2019 | 5 |
2020 | 7 |
2021 | 3 |
Total | 40 |
Fonte: Elaborada pelos autores.
A partir da leitura flutuante realizada na etapa anterior, foi possível organizar as pesquisas de acordo com suas caraterísticas comuns, como: fundamentação teórica e bibliográfica, concepções e conceitos. Dessa forma, foi delimitado o perfil das pesquisas em dois eixos temáticos, todos eles relativos ao objetivo proposto nesta revisão: 1. Eixo – Práxis: reflexão para a construção e/ou transformação da prática docente; 2. Eixo – Ressignificar: prática pedagógica, prática educativa, prática docente, prática reflexiva.
Uma visão geral dos trabalhos de acordo com esses eixos temáticos é apresentada no Quadro 1, a seguir, que também indica também os autores, o ano de publicação e suas respectivas instituições de ensino.
Para finalizar o passo a passo metodológico, uma leitura parcial dos textos selecionados foi efetuada. As informações relevantes coletadas foram sintetizadas a fim de facilitar o processo de discussão dos resultados
Discussão
Nesta seção, os dois eixos temáticos delimitados serão apresentados e descritos.
1º Eixo - Práxis: reflexão para a construção e/ou transformação da prática docente
Os trabalhos agrupados nesse eixo, de modo geral, discorrem que o trabalho docente, mediante reflexão, permite constante avaliação, que modifica sua prática e a redesenha com a finalidade de atingir um objetivo programado e, principalmente, a aprendizagem dos seus alunos. Os pesquisadores destacam que a práxis, como ação reflexiva e eixo do processo educativo, torna o trabalho do professor fundamental para a percepção do natural, da realidade.
Os referenciais que orientam essas pesquisas sustentam-se em teorias e conceitos no âmbito da formação inicial de professores. Observa-se que estão fundamentadas por diferentes aspectos, como: saberes dos docentes, atuação e intervenção docente no cotidiano escolar etc. Schön (1997) é o mais citado nesses estudos e se destaca por considerar, em seus pressupostos, que um professor formador, seja qual for o nível de atuação, deve assumir constantemente uma postura em que o fazer é consciente, reflexivo e participativo. Algumas investigações trazem aportes teóricos específico sobre práxis e sobre relação teoria e prática. Nesses trabalhos, o destaque é para Vàzquez (1977), muito referenciado nas pesquisas que buscam definir e compreender essas temáticas.
Os estudos do 1. Eixo evidenciam que perceber como é constituída a ação do professor ao desenvolver sua aula é um interessante exercício para a compreensão do tipo de prática que orienta seu fazer educativo. A reflexão é sugerida nas investigações como um método de trabalho pelo qual o profissional supera conflitos, incertezas e lida com as especificidades estabelecidas na produção do conhecimento. Essa é uma das justificativas de seleção dessas pesquisas para essa revisão, visto que, em sua maioria, o conceito de prática aparece atrelado aos fundamentos de Schön (1997) sobre a prática reflexiva e/ou professor reflexivo. Schön (1983), citado em alguns trabalhos, salienta que essa prática seja fundada em conceitos de reflexão-na-ação, portanto, a reflexão é o eixo que sustenta todo trabalho. O autor utiliza três tipos de reflexão para caracterizar a prática reflexiva: a) conhecimento na ação; b) reflexão na ação; e c) reflexão sobre a ação. O conhecimento na ação é o conhecimento tácito, que se manifesta no saber-fazer e orienta a ação. A reflexão na ação consiste no pensamento sobre a ação, enquanto ela está sendo executada, o que possibilita sua reorganização durante a execução. Já a reflexão sobre a ação se caracteriza pelo pensamento sobre a ação depois que ela foi concluída, para buscar analisá-la e avaliá-la. É esse pensamento que permite ao profissional investigar sua prática, a fim de compreendê-la e reconstruí-la (Beineke, 2012).
Alguns pesquisadores afirmam, em suas análises, que, mediante esses conceitos sobre reflexão, Schön (1997) possibilita uma nova epistemologia da prática, oposta à racionalidade técnica e que rompe com os roteiros fixos e os currículos normativos, ao abrir espaço para a ação reflexiva. Por esse ponto de vista, essas pesquisas sinalizam que o estudo do tema é inovador, pois propõe novas perspectivas no sentido de reconhecimento do profissional como aquele que estimula a criticidade de seus alunos e potencializa diferentes habilidades e competências capazes de formá-los e/ou transformá-los.
Vale ressaltar que diversos trabalhos desenvolvem temáticas mais específicas sobre o conceito de práxis e também sobre a relação teoria e prática. As investigações selecionadas esclarecem que compreender e tomar posse do termo práxis é um caminho necessário para a compreensão da prática. Esses estudos fornecem informações produzidas acerca do tema e tomam como base os escritos de Vàzquez (1977). O autor aborda a prática associada à ideia de ação e se ampara em conceitos marxistas para percebê-la como uma dimensão da práxis, mesmo que seja uma atividade vinculada ao imediatismo. Ao designar práxis como “atividade social transformadora” (Vàzquez, 1977, p. 185), ele declara que dar sentido à práxis é reconhecer nossas ações e seu resultado com perspectiva de transformação. Seguindo essa linha de pensamento, é possível observar que pesquisadores trazem a discussão de Vàzquez (1977) sobre as formas de observar a teoria e a prática. De acordo com o autor, “a práxis é, na verdade, atividade teórico-prática; isto é, tem um lado ideal, teórico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só artificialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro” (Vàzquez, 1977, p. 241).
Em caráter de análise dessa revisão, cabe o entendimento do que é a prática nessa relação, assim, Morais (2014) traz, em sua pesquisa, uma definição baseada nas concepções de Vàzquez (1977), que é bastante pertinente e representa as demais discussões citadas nas investigações. Ela esclarece que há uma associação entre teoria e práxis, em que a prática orienta a ação, sugere a atividade do indivíduo “e se torna teórica na medida em que essa relação é consciente. A prática tem uma dimensão prático-utilitária, quando a utiliza para satisfazer as necessidades imediatas da vida” (Morais, 2014, p. 48). A classificação e a análise desses estudos promoveram o entendimento de que uma prática ressignificada pelos conceitos da práxis como ação possibilita evoluções e transformações das realidades que permeiam o trabalho docente.
Em suma, os pesquisadores indicados nesse eixo têm procurado compreender como a prática docente é desenvolvida em âmbito da formação inicial. Os resultados de suas investigações assinalam que a prática caracterizada em trabalhos da área de Ensino e Educação referem-se a uma atividade, um exercício representado pelo fazer cotidiano, ao ato de ensinar ou, até mesmo, como obtenção de experiência. Desse modo, apresentam aportes teóricos que discutem a função da reflexão no processo de ensino- aprendizagem, além de fatores relacionados à práxis como ação reflexiva e transformadora do trabalho docente.
Todos esses aspectos e temáticas verificados ao longo do texto influenciam nesta revisão de modo significativo, pois, mediante o objetivo de saber o que as pesquisas sinalizam sobre o conceito de prática, elas forneceram dados e referências consideráveis para a construção de parâmetros que podem fundamentar trabalhos investigativos no futuro e, em especial, a tentativa de entender suas aplicações em cenários atuais e próximos às realidades que serão pesquisadas.
2º Eixo - Ressignificar: prática pedagógica, prática educativa, prática docente, prática reflexiva
Esse eixo desenvolve discussões sobre elementos teóricos referentes às concepções e aos conceitos de: prática pedagógica, prática educativa, prática reflexiva e prática docente. Esses são os termos mais recorrentes e utilizados com variados sentidos nas pesquisas acadêmicas analisadas. Nesse sentido, torna-se interessante diferenciá-los e reconhecê-los para, posteriormente, ressignificá-los, de modo a apresentar resultados na tentativa de fortalecer seu contexto como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo.
É importante salientar que as pesquisas selecionadas apresentam diversos objetivos que não correspondem diretamente ao dessa revisão. São trabalhos de intervenção que desenvolvem temáticas referentes à prática com o intuito de entender o cotidiano docente e também o escolar. No entanto, coube verificá-las, pois trazem pressupostos teóricos sobre a temática e dialogam com autores importantes, o que corresponde ao objetivo central desse estudo. Os autores mais referenciados nos trabalhos são: Veiga (1988), Zabala (1998), Libâneo (2006), Freire (2011), Franco (2012) e Verdum (2013).
No que diz respeito às práticas pedagógicas, inicialmente, foram analisadas, nas pesquisas, as concepções propostas por Veiga (1988), Freire (2011), Franco (2012) e Verdum (2013). Para esses autores, em contexto geral, a prática pedagógica assume significados que se modificam conforme os princípios que a orientam. É uma prática que se flexibiliza e dialoga com o cotidiano, com o social e objetiva formar cidadãos críticos e reflexivos de sua ação. No entanto, para que essa prática se estabeleça, é necessário romper com modelos e superar a concepção de que segue roteiros e apenas transmite conhecimentos.
As discussões sobre as características de prática educativa foram embasadas em Zabala (1998) e Libâneo (2006), além das considerações de Franco (2012). Todos esclarecem que o conceito de prática educativa é um acontecimento social, um movimento de interação da sociedade em diversos contextos. As investigações retratam ainda que essas práticas acontecem mediante um fazer ordenado, nem sempre reflexivo, mas em constante avaliação. O profissional que se ajusta a essa concepção assegura um ensino estruturado, reconhece o contexto social e cognitivo dos estudantes, segue cuidadosamente o currículo e apresenta recursos e instrumentos didáticos que facilitam a realização do seu trabalho.
No que concerne à prática reflexiva, muitos trabalhos ressaltam os pressupostos de Schön (1983; 1997), já mencionados no 1. Eixo. No entanto, essas pesquisas compõem essa categoria por tratar a prática reflexiva como abordagem que oportuniza aos profissionais docentes repensarem sua prática educativa ou pedagógica. Essa hipótese fica evidente em algumas investigações ao citarem, por exemplo, que a prática reflexiva do docente “[...] é de extrema importância nas situações em que o professor toma decisões ao longo da aula, a partir de interpretações não previstas das situações práticas” (Reali & Mizukami, 1996, p. 64). Desse modo, analisar e refletir sobre as práticas possibilita transformação, criticidade e isso faz com que o professor atue de acordo com a realidade e promova mudanças consideráveis em seu trabalho.
A prática docente refere-se ao desenvolvimento profissional do professor, considerando sua atuação em sala de aula. Franco (2012) é a autora mais referenciada nessas pesquisas. Suas observações indicam que, nessa prática, fazem sentido as relações causais em que o professor, muitas vezes, se esquece de sua consciência ao se inserir em situação prática e não analisa sua função em situação prática (Gilberto & Franco, 2011). Na generalidade, os trabalhos assinalam que a prática docente é um desafio que requer investigação sobre o que necessita maior intervenção pedagógica e que seja capaz de promover o desenvolvimento do educando. No entanto, orientam que a prática docente também não se reduz somente às condições proporcionadas pela prática pedagógica realizada em sala de aula, mas acomoda diferentes situações vividas pelo professor.
Analisar as pesquisas desse eixo reforçou o entendimento sobre os distintos conceitos que envolvem essas quatro modalidades de prática: a pedagógica, a educativa, a reflexiva e a docente. Essa especificação dos termos contribui de forma pertinente com esse trabalho a fim de trazer clareza quanto ao tipo de prática desenvolvida pelo docente e entender que refletir sobre essa prática é importante para o seu exercício. Assim, em via de investigações futuras, é necessário um estudo aprofundado de cada modelo a fim de identificá-las como uma prática planejada, uma atividade profissional, uma prática inovadora ou plural.
Considerações
Esta revisão foi realizada de modo a analisar e compreender a produção nacional sobre o tema prática no campo educacional. É possível constatar, mediante os números indicados na Tabela 1, uma variação considerável de trabalhos que remetem à temática, porém se sugere que questões direcionadas à conceitualização e à percepção da prática na formação docente são um assunto que ainda não se consolidou. Essa perspectiva pode ser observada na Tabela 2 em virtude da quantidade de pesquisas selecionadas para análise.
De modo geral, o panorama apresentado possibilitou compreender um pouco da trajetória teórica e cientifica do tema no campo da Educação. No quadro desse entendimento, destacam-se os autores referenciados e os eixos estabelecidos. Em relação às referências, consta a presença de estrangeiros, como Vàzquez (1977), Schön (1997) e Zabala (1998), e de autores brasileiros, como Veiga (1988), Freire (2011), Franco (2012), dentre outros. Nota-se que os estudos referenciados utilizados pelos pesquisadores trazem suporte teórico na argumentação e dão evidências às suas hipóteses e aos seus pressupostos. Vale o destaque para a relevante contribuição dos autores nacionais, um indicativo positivo que designa uma possível ascensão da pesquisa brasileira e sua qualidade.
Apesar da fácil identificação, pela abordagem, dos dois eixos, as pesquisas categorizadas sinalizaram, de modo geral, que possibilitar uma melhoria no processo educacional requer uma reflexão sobre a prática docente. Nesse sentido, verificou-se que a concepção de prática desenvolvida contempla um fazer pedagógico baseado em um exercício de avaliação constante e de atualização profissional.
É importante salientar que a busca pelo tema também se deu em torno do contexto de formação docente nos cursos de Pedagogia envolvendo disciplinas de Ciências. Para esse cenário, ficou perceptível a carência de trabalhos sobre a importância formativa em diferentes áreas do conhecimento. As pesquisas, usualmente, desenvolvem temáticas com a proposta de compreender as práticas de intervenção e/ou metodológicas usadas por docentes em diversos conteúdos. A preocupação, nesses casos, é pontual com o ensino, com as formas de ensinar e, raramente, apresentam resultados acerca dos saberes pedagógicos que sustentam à prática docente no processo de ensino-aprendizagem.
Em resumo, é possível ponderar sobre a necessidade da ampliação de investigações que tenham, como foco, a realização de pesquisas sobre prática a partir de conhecimentos pedagógicos e científicos, que contribuam para a formação docente de modo reflexivo, crítico e inovador.
Por fim, esse levantamento não só possibilitou conhecer a produção acadêmica sobre prática, como também permitiu um reconhecimento teórico que servirá de subsídio para novas possibilidades de pesquisas em nível superior, voltadas à formação inicial ou continuada de professores e que potencializem o tema.