Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
SILVA, Alex Vieira da and SANTOS, Vinícius André da Silva. O grêmio estudantil e a gestão democrática: um estudo de caso no município de Messias-Alagoas. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e62082. Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.62082.
O objetivo do texto é apresentar a concepção de gestores escolares e integrantes do grêmio estudantil sobre a sua importância e os trabalhos desenvolvidos na Escola Estadual Judith Nascimento da Silva, no município de Messias, estado de Alagoas. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa de cunho exploratória, sendo o estudo de caso o método de pesquisa. Foi utilizada a entrevista semiestruturada e participaram do processo o gestor, o vice-gestor e três integrantes que compõem o grêmio estudantil. Os resultados apontaram que a escola está em consonância com os dispositivos legais, uma vez que o grêmio estudantil atua de forma articulada com a direção da escola na tentativa da construção de uma gestão democrática e participativa. Porém, apresenta alguns limites e desafios na sua implementação, como: a) cativar o estudante para a prática da participação ativa; b) a corresponsabilidade nas atividades; e c) trabalhar a conscientização dos direitos e deveres dos estudantes, pois cada um é corresponsável pela organização da instituição educativa.
Keywords : Gestão Democrática; Grêmio Estudantil; Participação..