SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Notes on the field of curriculum studies: critical and post-critical controversiesThe new Democratic Management Law of the state public basic education network of Acre and the change in the profile of school principal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

FERREIRA, Denize Cristina Kaminski  and  SILVA, Marcus Quintanilha da. O afastamento docente nas redes municipais no Brasil em 2016: a precarização das condições de trabalho como hipótese explicativa. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e66903.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.66903.

A precarização das condições de trabalho docente é de difícil mensuração, afetando não apenas a vida profissional, mas também as relações sociais fora da escola. Para ampliar o debate sobre o tema, este artigo apresenta um panorama dos afastamentos dos professores das redes municipais de ensino do país em 2016, a partir de 1.253.295 casos selecionados na Relação Anual de Informações Sociais - Rais. Infere- se, em diálogo com outras pesquisas, que a precarização das condições de trabalho do professor é uma das hipóteses explicativas para o fenômeno. Os resultados indicam que a educação infantil e as redes municipais das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul têm o maior percentual de professores com afastamentos.

Keywords : Trabalho docente; Afastamento docente; Políticas educacionais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )