Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
DAMASCENO, Lorena Lins and FONTES, Mariana Gomes. Formação de professores para a qualidade na educação básica: contextos que conduziram à implementação do Parfor. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e67995. Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.67995.
Este artigo apresenta uma breve contextualização da Política Nacional de Formação Docente no cenário nacional analisando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Esse Plano tem como principal objetivo adequar a formação dos professores em exercício na rede púbica de Educação Básica à disciplina que ministram em sala de aula, promovendo a articulação entre as instituições de ensino superior e as redes de ensino e, consequentemente, a melhoria no desempenho das escolas nos processos de avaliação sobre a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na rede pública. Pretende-se resgatar as principais características do Parfor no contexto de seu lançamento e manutenção ao longo dos anos e identificar o papel da Capes no âmbito das ações voltadas para a formação de professores. Na retrospectiva analisada, constata-se que o Parfor assume um papel importante na busca pela adequação da formação docente e se consolida como uma importante ação para a formação dos profissionais do magistério da educação básica. As ações do Parfor desenvolvidas em articulação entre os diversos entes da federação, as redes de ensino e as universidades é um importante passo na busca da melhoria do ensino nas escolas públicas.
Keywords : Formação docente; Parfor; Política Nacional..