SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13Burocracia educativa en interacción con las familias en los procesos de matriculación escolar en la ciudad de Río de JaneiroEducational inequalities: structures, processes, and models of justice. The debate in France over the last fifty years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; SOUZA, Orlando Nobre Bezerra de  and  AGUIAR, Cintya da Silva. A educação em tempo integral nos planos estaduais de educação da região norte do Brasil. J. Pol. Educ-s [online]. 2019, vol.13, e69348.  Epub July 18, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.69348.

A homologação do Plano Nacional de Educação na Lei nº 13.005/2014 determinou que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deveriam elaborar seus correspondentes planos de educação ou adequar os planos já aprovados em lei, em acordo com as metas e estratégias estabelecidas no PNE. Este texto apresenta estudo de cunho documental realizado a partir do estudo dos Planos de Educação dos 07 (sete) estados da Região Norte do Brasil que cumpriram o prazo legal e que procuraram aproximar-se das metas estabelecidas no PNE 2014, especialmente no que se refere a institucionalização da política de oferta de educação escolar de tempo integral, focalizada na meta 06 do PNE 2014. O estudo busca identificar como a referida meta se expressa nas estratégias dos referidos Planos Estaduais, de modo a perceber como os estados planejaram a realização dessa política. Concluímos que alguns Estados destacaram nas metas e estratégias os anseios e necessidades de materializar a implantação do tempo integral nos seus estabelecimentos de ensino de Educação Básica.

Keywords : Plano Nacional de Educação; Planos Estaduais de Educação; Educação em Tempo Integral..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )