SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Own external evaluation system: analysis of municipality experiences of the paulist insideImpact Assessment in Basic Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

OLIVEIRA, Francisco Adaylson Abreu  and  CARVALHO, Fabrício Arão Freire. Extinção do CONSEA ou instituição do “descontrole social” na Política Nacional de Alimentação Escolar?. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e70341.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70341.

O estudo teve por objetivo analisar as implicações na política do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com a recente extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), instância nacional de controle social para produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. A análise foi desenvolvida a partir da revisão bibliográfica sobre controle social, da política educacional de alimentação escolar e das seguintes legislações: Medida Provisória (MP) nº 870/2019, Constituição Federal/1988, PNAE (lei 11947/2009), da análise documental e de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A análise revelou que, apesar da trajetória de institucionalização conturbada do CONSEA, sua atuação foi fundamental na busca do direito a uma alimentação segura e saudável, sobretudo no PNAE, estando sua extinção intimamente articulada à política neoliberal e neoconservadora de liberalização do uso de agrotóxicos sobre a produção de alimentos, incluindo-se a alimentação escolar, antiga pauta de reivindicação da bancada ruralista, a qual o CONSEA vinha se opondo.

Keywords : Política de Alimentação Escolar; CONSEA; PNAE; Descontrole Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )