Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
PARENTE, Cláudia da Mota Darós; PARENTE, Juliano Mota and HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Avaliação de Impacto na Educação Básica. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71054. Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71054.
O artigo analisa pesquisas sobre avaliação de impacto na educação básica, com ênfase em seus objetivos, características e resultados. O modelo de análise constituiu-se de três aspectos: a política em análise, a pesquisa realizada e os resultados encontrados (impactos). Os resultados indicaram grande diversidade de políticas, programas e ações que têm sido alvo de pesquisadores, variedade de procedimentos metodológicos para avaliação de impacto e diferentes tipos de impacto na educação básica. O estudo sugere que mais pesquisas de avaliação de impacto sejam realizadas no campo da educação e que novos enfoques metodológicos sejam criados.
Keywords : Avaliação de impacto. Política educacional. Educação básica. Análise de políticas públicas.