SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14EJA graduates in higher education and UERJ's quota policy: between challenges and potentials.Bolsa Família Program and educational inequalities: scope and limits of the Program in light of the legal framework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

MARANGONI, Ricardo Alexandre. O trabalho do diretor de escola: análise a partir de uma perspectiva histórica. J. Pol. Educ-s [online]. 2020, vol.14, e71059.  Epub Apr 20, 2022. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71059.

O presente artigo propõe discutir o trabalho do diretor de escola com base nos dados da tese de doutoramento, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (PPGE/UMESP). Assim, para este recorte, considera-se a pesquisa bibliográfica que retoma os escritos de Carneiro Leão, Ribeiro, Lourenço Filho e Teixeira, na perspectiva clássica, e Arroyo, Félix e Paro, na perspectiva crítica. Das escolas de pensamento mencionadas, foram extraídos e analisados os elementos associados ao trabalho do diretor. Através desta análise foi possível concluir que existem diferentes posições e contradições que permeiam e orientam o trabalho do diretor de escola, exigindo-se dele um posicionamento frente às atuais políticas educacionais.

Keywords : diretor de escola; gestão escolar; política educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )