SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15Teacher appreciation policies in the public school system in Rio Branco/AcreCommon National Curricular Base and City Curriculum of: total alignment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

SILVA, Sandro Pereira. Entre deslocamentos e sedimentações: trajetória de institucionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar. J. Pol. Educ-s [online]. 2021, vol.15, e78619.  Epub Sep 03, 2021. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78619.

O objetivo deste estudo foi analisar as dinâmicas políticas que desencadearam mudanças fundamentais na trajetória institucional da política de alimentação escolar no Brasil, bem como diferenciar as fases que o programa assumiu em sua história e os processos de mudança ocorridos entre elas. Nesse sentido, o esforço dispendido visou identificar os principais determinantes (políticos e econômicos) da institucionalização (processo de formação dos padrões normativos) do PNAE, ressaltando suas especificidades conjunturais quanto aos padrões de intervenção assumidos, sobretudo no tocante às estratégias de financiamento, coordenação interfederativa e definição de fornecedores. Foram identificadas quatro fases marcantes desde os anos 1950, quando o tema adentrou pela primeira vez a agenda federal. As mudanças institucionais ocorridas seguiram uma trajetória incremental, associada a fatores endógenos e exógenos que incidiram sobre sua dinâmica regulatória. O aporte teórico do institucionalismo histórico possibilitou um refinamento do enquadramento analítico dos processos de mudança entre cada uma das fases indicadas.

Keywords : políticas públicas; alimentação escolar; segurança alimentar; institucionalismo histórico; mudança institucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )