Jornal de Políticas Educacionais
On-line version ISSN 1981-1969
Abstract
FLORES, Tânia Maria Dantas and FONSECA, Dora Maria Ramos. PROEJA e inclusão: uma leitura à luz do pós-fundacionalismo e da pósdemocracia. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e87996. Epub May 30, 2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.87996.
Um dos objetivos da política Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é incluir o coletivo da Educação de Jovens e Adultos EJA no sistema educativo e formativo para elevação da escolaridade com profissionalização técnica. Apresenta-se e discute-se especialmente a categoria conclusão e os fatores que comprometem a inclusão anunciada no âmbito da política pública PROEJA. O processo metodológico adotado foi o da metanálise qualitativa dos trabalhos produzidos por investigadores brasileiros – corpus empírico, sobre o PROEJA no estado da Bahia, Brasil, publicados no período de 2010 a 2017. O estudo revela que apesar do discurso político-normativo apontar para processos de inclusão, o contexto da operacionalização da política não efetiva o propósito expresso. À luz das lentes do pós-fundacionalismo e da pós-democracia realiza-se uma leitura a partir dos dados extraídos e metanalisados do corpus empírico com especial enfoque na conclusão dos cursos realizados no âmbito do PROEJA e percebem-se as discrepâncias entre o anunciado e o concretizado. O desenvolvimento da política revela um espaço democraticamente limitado e o abismo entre o nível ontológico e o nível ôntico.
Keywords : PROEJA; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão.