SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Public education under threat: the dangers of the mercantilist race in distance learning in higher educationThe determinations of capital in the operational guidelines for Youth and Adult Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

BORTOT, Camila Maria  and  BRAS, Chocolate Adão. O Programa Aprendizagem para Todos como instrumento de racionalidade técnica na formação de professores em Angola. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89486.  Epub Oct 11, 2023. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89486.

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção e a consolidação da agenda que tem por base a racionalidade técnica para programas de formação inicial e continuada de professores angolanos no período de 2010-2020. Para tanto, focaliza o exame ao Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em implementação desde 2013 com financiamento e assistência técnica do Banco Mundial e da Fundação Calouste Gulbekian. Apresenta dados relativos aos instrumentos pedagógicos que atribuem a formação docente à institucionalização da agenda pedagógica-mercantil de competências, aos preceitos da Nova Gestão Pública. Assim, ocorre em Angola, no período analisado, a racionalidade pelas vias endógenas e exógenas, em que instituições internacionais promovem a instalação da interdependência ao traçar planos nacionais a partir de pautas globais para lidar com problemas que exigem cooperação internacional e/ou alinhamento de políticas nacionais. O PAT, por sua vez, institucionaliza e direciona a formação inicial e continuada de docentes e gestores ao projeto internacional do direito à aprendizagem de harmonização para o controle e a eficácia de resultados em larga escala.

Keywords : Políticas educacionais; Mercantilização da educação; Formação de professores em Angola; Programa Aprendizagem para Todos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )