SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17The political-pedagogical project and education for ethnic-racial relations: configurations and pedagogical approaches in public schools in ManausThe New Permanent Fundeb in the municipalities of the state of Paraíba: a reading of the impact of the policy for the year 2022 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

FONSECA, Marylia Gabriela Ortis da; RUPPEL, Jussara de Fátima Ivanski  and  LIMA, Michelle Fernandes. A privatização da Educação paranaense: Projeto Parceiro da Escola. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e93643.  Epub Apr 08, 2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.93643.

Este artigo é resultado de estudos e discussões realizadas no âmbito do Grupo Estado, Políticas e Gestão da Educação da Unicentro/PR e objetiva a compreensão das ideias de Antonio Gramsci (1891-1937) e suas contribuições para pesquisas em políticas educacionais. O texto apresenta considerações sobre o Projeto Parceiro da Escola, previsto no Edital nº 02/2022 (SEED/PR), referente ao credenciamento para prestação de serviço de assistência gerencial para as unidades escolares do sistema educacional do Estado do Paraná, com previsão de entrega de 27 escolas para administração pelo setor privado. A partir das bases teóricas gramscianas, buscam-se contribuições do autor para refletir sobre os processos de privatização da educação paranaense, pois se compreende que esse pensador pode oferecer elementos elucidativos sobre o Estado e as relações com as políticas educacionais, bem como sobre a questão da hegemonia de grupos privados, que descaracteriza a educação pública. Trata-se de estudo bibliográfico que engloba, além do edital já mencionado, notícias e referências estudadas no âmbito do grupo de pesquisa. Observa-se que a educação se caracteriza como campo fértil para a disputa da hegemonia, bem como evidencia-se um amplo interesse de organizações privadas para o delineamento dos rumos da educação paranaense.

Keywords : Projeto Parceiro da Escola; Educação Paranaense; Estado; Hegemonia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )