SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Relationships between leadership styles, principal selection methods and school management practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Jornal de Políticas Educacionais

On-line version ISSN 1981-1969

Abstract

BRITO, Ana Gleysce Moura  and  GUEDES, Gilmar Barbosa. Reestruturação do trabalho docente na educação básica pública Cearense durante a pandemia da covid-19: desafios e possibilidades no contexto pós-pandêmico. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, 93808e.  Epub May 06, 2024. ISSN 1981-1969.  https://doi.org/10.5380/ipe.vl7i0.93808.

Este artigo analisa os efeitos resultantes da adoção do Ensino Remoto Emergencial no desenvolvimento do trabalho docente nas redes públicas de ensino cearenses, num contexto educacional gestionário de implementação da Nova Gestão Pública e no cenário da pandemia da Covid-19. Adota epistemologia orientada pelo Materialismo Histórico-Dialético e abordagem de natureza qualitativa. A metodologia utilizada realizou pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, evidenciou-se que o Ensino Remoto Emergencial regulamentado e implementado no estado do Ceará contribuiu para a reestruturação do trabalho docente na Educação Básica pública cearense em curso nas últimas décadas, bem como para o aprofundamento do processo de intensificação do trabalho docente devido aos desafios impostos pelo contexto pandémico

Keywords : Nova Gestão Pública; Ensino remoto emergencial; Trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )