Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
CASTRO, Rafael Fonseca de; DAMIANI, Magda F. and SELAU, Bento. Consciência e controle: uma intervenção histórico-cultural sobre a escrita de acadêmicas de Pedagogia a distância. Educação. Porto Alegre [online]. 2016, vol.39, n.esp, pp.66-75. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24259.
Este artigo é resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a evolução da escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância. Durante o período de sete semestres, foram realizadas quatro intervenções pedagógicas e minucioso acompanhamento das produções textuais das estudantes. Das 42 acadêmicas da turma pesquisada, foram selecionadas três. Os dados para o estudo foram coletados via análise documental - sendo os documentos as produções textuais -, questionário e entrevistas. As análises dessas produções e dos depoimentos das acadêmicas produziram os seguintes achados: recepção positiva às intervenções; despertar da consciência a aspectos fundamentais ao exercício da escrita, como dar-se conta de que se escreve para um interlocutor e sobre a importância da revisão dos textos; melhor organização macroestrutural; uso mais eficaz de recursos de pontuação e; aprimoramento e aumento do repertório de articuladores textuais.
Keywords : Intervenção; Consciência; Escrita; Pedagogia.