Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
CASAGRANDE, Cledes Antonio and BOUFLEUER, José Pedro. A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.135-144. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24727.
Este artigo discute, a partir da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, o papel da formação escolar diante das tarefas de apropriação e de reconstrução do saber cultural, de desenvolvimento dos laços de solidariedade e de estabilização de uma identidade pessoal. Argumenta-se que os processos de aprendizagem possuem papel fundamental na manutenção e na reprodução dos componentes estruturais do mundo da vida - cultura, sociedade e personalidade. Por conseguinte, cabe à instituição escolar avaliar e orientar os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da compreensão da estrutura simbólica do conhecimento, da necessária reconstrução dos saberes culturais e da formação à responsabilidade e à solidariedade, bem como auxiliar na formação de identidades pessoais mais descentradas e mais condizentes com os desafios do mundo atual.
Keywords : Educação; Cultura; Solidariedade; Identidade; Agir comunicativo.