Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
SANNINO, Annalisa. Contrapondo o estigma da falta de moradia: a estratégia do programa finlandês Housing First como trabalho educacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.3, pp.385-392. Epub July 05, 2019. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.32025.
Há uma crescente preocupação global em relação à falta de moradia em muitas cidades afluentes e o estigma associado a esse fenômeno. O estudo foca em como o programa Housing First foi desenvolvido e implementado na Finlândia desde 2008 e está neutralizando o estigma da falta de moradia, facilitando o aprendizado coletivo e a formação de agentes. O estudo comprova este argumento conceitual com a ajuda de exemplos de relatos de jovens que vivenciam ou vivenciaram a falta de moradia e de profissionais que trabalham em unidades habitacionais apoiadas. O referencial teórico do estudo baseia-se no conceito Vygotskiano de déficit secundário e nos conceitos teórico-ativos de aprendizagem expansiva e agentes transformadores. A análise leva a um modelo inicial que descreve as etapas de aprendizagem coletiva e agentes entre atores institucionais e bairros. A análise mostra o papel educacional desempenhado por múltiplos atores e instituições no projeto finlandês para desabrigados a fim de promover novos modos de ação não apenas entre os clientes, mas também dentro da sociedade em geral. Esse papel é exercido por meio de negociações e acordos sistematicamente implementados, que estabelecem vias eficazes fora da marginalização e fora de orientações estigmáticas.
Keywords : Estigma de falta de moradia; Déficit secundário; Aprendizado expansivo; Formação de agentes; Programa finlandês Housing First.