SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Educational management and the inclusion of environmental themes in PPPs of municipal public schoolsThe selfie: spectacularization of the self and pedagogies on Instagram Stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

PICOLI, Bruno Antonio; CAREGNATO, Milena  and  GUIMARAES, Roberta. Autoridade, obediência e disciplina na educação: reflexões sobre o discurso do Movimento Escola Sem Partido e dos apoiadores da militarização escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2021, vol.44, n.3, e37364.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.37364.

O presente artigo procura refletir sobre o discurso empreendido pelo Movimento Escola Sem Partido (MESP) e pelos apoiadores do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (PECIM) sobre autoridade, obediência e disciplina e a noção de Arendt de "autoridade na educação". Por meio de pesquisa bibliográfica define o conceito de "autoridade na educação" e, a partir de manifestações publicadas por apoiadores do MESP e do PECIM, as suas concepções de autoridade, obediência e disciplina. Após contrastá-las, conclui que a concepção de autoridade, obediência e disciplina do MESP e do PECIM expõe a democracia ao perigo porque limitam a educação à autoridade inquestionável e à obediência cega. Por fim, a partir da noção de "autoridade na educação", reflete e propõe uma provocação sobre o que pode ser, então, a obediência e a disciplina na educação em uma sociedade que se pretende democrática.

Keywords : escola sem partido; militarização; autoridade; obediência; disciplina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )