SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Witches in school curricula: Brazilian education curricula under antigender threatThe Educational Psychology axis at ANPEd Sul: comings and goings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ROLDAO, Flávia Diniz  and  SA, Ricardo Antunes de. Experiência estética e religação do conhecimento na educação: um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44387. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387.

O texto é um ensaio teórico-bibliográfico. Discute a ideia da religação dos conhecimentos e da experiência estética conforme expressa no Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Busca sustentar a necessidade da religação dos diferentes conhecimentos, conforme preconizado pelo autor, e salienta a questão das experiências estéticas nos processos formativos educacionais escolares e universitários como dimensão humana fundamental. A reflexão teórico-bibliográfica aposta na possibilidade de uma formação complexa, pertinente e humanizadora dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento da dimensão estética na formação humana. Finalizamos o ensaio compartilhando com o leitor algumas indagações para reflexão.

Keywords : experiência estética; educação estética; pensamento complexo; complexidade; conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )