SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1(Un)Paths Of Early Childhood Education In The Book And Teaching Material National Program (PNLD)Literature review: a necessary ritual to qualify the scientific research and know the object of research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DOS SANTOS, Rafael Marques; BRAGA, Laudelina  and  LUFT, Hedi Maria. O ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais: experiências e narrativas das alunas do Curso Normal. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e45214.  Epub Apr 02, 2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.45214.

Esta pesquisa contribuirá para discutir a importância da formação inicial ofertada na modalidade do Curso Normal, que tem por finalidade a formação de professores que atuarão nos anos iniciais. Nesse movimento, oportunizamos a escrita narrativa a fim de favorecer reflexões advindas das vivências no contexto escolar durante as intervenções de estágio nos anos iniciais. Nesse sentido, a escrita das narrativas resgata indicativos do ser professor, dos modos de ensinar e aprender matemática, as percepções sobre as relações entre os procedimentos metodológicos de ensino da matemática e a dicotomia entre a teoria e a prática no desenvolvimento de práticas pedagógicas no período de estágio. Assim, o objetivo desta investigação consiste em analisar as narrativas das normalistas em formação, abarcando as experiências no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais numa perspectiva histórico-cultural. A pesquisa apresenta-se como sendo de abordagem qualitativa com características da pesquisa narrativa. Evidenciamos que a escrita reflexiva, por meio dos diários de bordo, possibilitou experienciar o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais, bem como os significados atribuídos ao que foi vivenciado no processo educativo durante o estágio de docência para a prática pedagógica enquanto futuras professoras.

Keywords : formação inicial; docência; educação matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )