SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue26O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questãoPráticas de formação de pesquisadores da educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Diálogo Educacional

Print version ISSN 1518-3483On-line version ISSN 1981-416X

Abstract

ESTEBAN GUITART, Moisés. La dimensión ética de la práctica profesional: evaluación de un programa formativo. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2009, vol.09, n.26, pp.91-101. ISSN 1981-416X.

A escola oficial dos psicólogos estabelece o conhecimento e o cumprimento do código deontológico como exigência essencial para o exercício profissional dos psicólogos e psicólogas em diferentes âmbitos de aplicação. O objetivo do trabalho é verificar o conhecimento dos estudantes que estão em vias de concluir o curso de Psicologia com relação a diferentes situações eticamente problemáticas, em dois momentos distintos (antes e depois de um programa de capacitação sobre ética e deontologia). A pesquisa se realiza por meio de um questionário que descreve cinco situações profissionais. Cinquenta e um estudantes responderam duas perguntas associadas a cada situação. Os resultados mostram uma melhoria significativa nas respostas após o programa educativo em éticas aplicadas. Isso indica a necessidade de desenvolver cursos de ética profissional nas universidades a fim de que os estudantes tenham as estratégias para identificar dilemas éticos e possam alcançar soluções possíveis de acordo com o código de Deontológico.

Keywords : Código Deontológico; Dilema Ético; Instrução Superior; Programa Formativo.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )